terça-feira, 21 de março de 2017

ATIVIDADES LEIS DE MENDEL

1. (UFAL) Em determinada raça animal, a cor preta é determinada pelo alelo dominante M e a marrom pelo alelo m; o alelo B condiciona padrão uniforme e o b, presença de machas brancas. Esses dois pares de alelos autossômicos segregam-se independentemente. A partir do cruzamento Mmbb x mmBb, a probabilidade de nascer um filhote marrom com manchas é:
a)   1/16     b)   3/16     c)   ¼     d)   ½     e)   3/4

2. (UFRS) Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a)   4-4-8-8-8     b)   4-2-8-4-4     c)   2-4-16-8-8     d)   4-2-8-2-4     e)   2-4-16-4-8

3. (Mackenzie-SP) Um casal, ambos polidáctilos (com mais de 5 dedos) e de visão normal, tem uma criança normal para polidactilia, mas míope. Considerando-se que ambas as anomalias são autossômicas e os respectivos genes estão em cromossomos diferentes, então a probabilidade de o casal ter outra criança normal para as duas características é:
a)   3/16     b)   0     c)   1     d)   1/16     e)   9/16

4. (UFPB) Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é:
a)   ½     b)   ¼     c)   1/8     d)   1/12     e)   1/16

5. (UFRN) Considerando a 2ª Lei de Mendel e o cruzamento entre os indivíduos que apresentam os genótipos AaBb x AaBb:
a)   Determine quantos e quais são os gametas que poderão ser formados nos indivíduos AaBb.
b)   Demonstre a proporção genotípica desse cruzamento.

6. Do cruzamento AaBBCcDdeeFf x AabbccDDEEFf (locos independentes), qual a proporção esperada na descendência, dos seguintes genótipos:
a) AaBbCcDdEeFf?
b) aaBBccDDeeFF?
c) AABbCcDdEeFf?

7. Suponhamos que, numa planta, a cor branca do fruto seja condicionada por um gene dominante B e a cor amarela, pelo alelo b. A forma discoide é condicionada por um gene dominante E e a forma esférica, pelo alelo e. Cruzando-se uma planta BbEe com outra BBee, qual a probabilidade de aparecimento de exemplares BbEE e BbEe?
Escreva o fenótipo de cada planta citada.

8. Nos cavalos, a cor negra é devida ao gene dominante B, e a cor castanha, ao seu alelo recessivo b. O caráter trotador é devido ao gene dominante T e o marchador, ao alelo recessivo t. Suponha que se trate de segregação independente. Que tipos de descendentes resultam do cruzamento de um trotador negro homozigoto para as duas características com um marchador castanho?

9. Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Quantos e quais gametas poderão ser formados?

10. Um homem afetado por albinismo (recessivo) e heterozigoto para braquidactilia (dedos muito curtos – característica dominante), casa-se com uma mulher normal heterozigota para albinismo e heterozigota para braquidactilia. Quais serão as características genotípicas e fenotípicas dos descendentes desse casal?


11. Nas cobaias ("Cavia porcellus"), a cor da pelagem é determinada por um par de genes, sendo a cor preta condicionada pelo alelo dominante (P) e a cor castanha pelo alelo recessivo (p). O comprimento dos pêlos, curto ou longo, é determinado pelos alelos dominante (C) e recessivo (c), respectivamente.

Os dois genes, para a cor e para o comprimento do pêlo, sofrem segregação independente. Do cruzamento entre cobaias pretas e de pelo curto, heterozigoticas para os dois genes, qual a probabilidade de nascerem crias com o mesmo genótipo dos pais?

12. Nas ervilhas, a cor amarela das sementes é determinada por um gene dominante (A), e a cor verde, pelo seu alelo recessivo (a); a forma lisa é determinada pelo alelo dominante (L), enquanto que a forma rugosa é determinada pelo seu alelo recessivo (l). Sabe-se que os dois genes sofrem segregação independente.
Num determinado cruzamento entre ervilheiras obteve-se o seguinte resultado:
3/8 amarelas e lisas;  3/8 amarelas e rugosas; 1/8 verdes e lisas e 1/8 verdes e rugosas.

13. A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo recessivo condiciona cor amarela e o alelo dominante, cor vermelha.  Qual a porcentagem esperada para coloração dos pseudofrutos dos cajueiros, resultante de cruzamentos entre plantas heterozigóticas com pseudofrutos vermelhos?
a)    50% cajus vermelhos e 50% cajus amarelos.
b)    25% cajus vermelhos e 75% cajus amarelos.
c)     75% cajus vermelhos e 25% cajus amarelos.
d)    100% cajus vermelhos.
e)    100% cajus amarelos.

14. Na genealogia apresentada, a probabilidade de o casal 4–5 ter uma criança heterozigota, se o indivíduo 5 for heterozigoto, é de:


 a)       3%.

b)       6,25%.
c)        8%.
d)       25%.
e)       50%.




15. Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo dominante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e a curta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduos com características recessivas, obtiveram-se:

25% pelagem escura e cauda longa
25% pelagem escura e cauda curta
25% pelagem clara e cauda longa
25% pelagem clara e cauda curta


Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de:
a)    herança quantitativa.
b)    interação gênica.
c)     segregação independente.
d)    genes em ligação completa.
e)    genes em ligação incompleta.


16. A proporção esperada de indivíduos duplo-heterozigotos para dois pares de genes de um casal, também duplo-heterozigoto, é de:

17. Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso.  Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas.  A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd
b) DD x dd
c) Dd x Dd
d) DD x Dd
e) DD x DD

18.  Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc           
b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc
c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC
d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc
e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc


19.  (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2
b) 1/4
e) 1
c) 1/8
d) 1/3
e) 1

20. (FEEQ-CE-79) O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele).


 Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:

a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.
b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.
c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.
d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.
e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.

21.  (UFPR-83) Um retrocruzamento sempre significa:

a) cruzamento entre dois heterozigotos obtidos em F1.
b) cruzamento entre um heterozigoto obtido em F1 e o indivíduo dominante da geração P.
c) cruzamento de qualquer indivíduo de F2 com qualquer indivíduo de F1.
d) cruzamento entre um heterozigoto de F1 e o indivíduo recessivo da geração P.
e) cruzamento de dois indivíduos de F2.

22.  Podemos dizer que o fenótipo de um indivíduo é dado por suas características:

a) unicamente morfológicas.
b) morfológicas e fisiológicas apenas.
c) estruturais, funcionais e comportamentais.
d) herdáveis e não herdáveis.
e) hereditárias

23. Um homem de aspecto exterior normal, casado com uma mulher normal, tem 11 filhos, todos normais.  O seu irmão gêmeo, univitelino, tem 6 filhos normais e dois albinos.  Qual o genótipo dos dois irmãos e das duas mulheres?

a)  irmãos (Aa), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
b)  irmãos (AA e Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (Aa ou aa)
c)   irmãos (AA), 1ª mulher (AA) e 2ª mulher (Aa ou aa)
d)  irmãos (AA), 1ª mulher (AA ou Aa) e 2ª mulher (Aa)
e)  irmãos (Aa), 1ª mulher (Aa) e 2ª mulher (AA)

24. Identifique entre as características mencionadas abaixo aquela que não é hereditária.

a) cor dos cabelos.
b) conformação dos olhos, nariz e boca.
c) cor dos olhos.
d) deformidade física acidental.
e) hemofilia.


25. O albinismo, a ausência total de pigmento é devido a um gene recessivo. Um homem e uma mulher planejam se casar e desejam saber qual a probabilidade de terem um filho albino. O que você lhes diria se ( a ) embora ambos tenham pigmentação normal, cada um tem um genitor albino;  ( b ) o homem é um albino, a  mulher  é normal  mas o pai dela é albino;   ( c ) o homem é albino e na família da mulher não há albinos por muitas gerações. As respostas para estas três questões, na seqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%
b) 25%; 50%; 0%
c) 100%; 50%; 0%
d) 0%; 25%; 100%
e) 25%; 100%; 10%

26. (UFBA) No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma, que, em relação à polidactilia:

 
 
a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos.
b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos.
c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um dos dois sexos.
d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos.
e) pais normais originam individuos heterozigotos.


27. (F. OBJETIVO-SP-83) A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.


 Nesta genelalogia os genótipos que não podem ser determinados são os dos indivíduos:

a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 6
c) 3, 5 e 6
d) 3, 8 e 10
e) 7, 8 e 10

28) (FUCMT-MS-83) Nos coelhos, a cor preta dos pêlos é dominante em relação à cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Destes, o número de heterozigotos provavelmente é:

a) zero
b) 90
c) 180
d) 270
e) 360

29) (UFSCAR) Que é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d) É o conjunto de características de um indivíduo.
e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo.

30) (MED. SANTO AMARO) Do primeiro cruzamento de um casal de ratos de cauda média nasceram dois ratinhos de cauda média e um ratinho de cauda longa. Foram então feitas várias suposições a respeito da transmissão da herança desse caráter. Assinale a que lhe parecer mais correta.

a) Cauda média é dominante sobre cauda longa.
b) Ambos os pais são homozigotos.
c) Ambos os pais são heterozigotos.
d) Cauda longa é dominante sobre cauda média.
e) As suposições a e c são aceitáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário